quarta-feira, 22 de abril de 2009

Notícias

O que é a BICICLETADA?
A Bicicletada é um movimento sem líderes inspirada na Massa Crítica, ou Critical Mass, uma "coincidência organizada" que começou a tomar as ruas de São Franscisco nos EUA no início dos anos 90. As bicicletadas brasileiras, bem como o site http://www.bicicletada.org/, são uma criação coletiva de todos os participantes. São eventos em que os usuários de bicicletas das cidades que se reunem para reinvidicar seus direitos, melhores ciclovias, maior respeito ao ciclista, etc...
A Bicicletada Floripa ocorrerá nesta sexta-feira dia 27/3. A concentração começa às 18h, em frente à Concha Acústica e ao prédio do CCE/Básico da UFSC. A saída ocorre em torno das 19h30 em percurso escolhido na hora pelos participantes. A chegada do outono traz noites cada vez mais longas e, na escuridão, os ciclistas, iluminados pelos piscas, faróis e refletivos, esperam serem vistos como membros do trânsito e, com isso, trazerem à luz um debate e uma reflexão sobre a mobilidade ativa no trânsito e abrirem os olhos dos incautos que ainda não perceberam a bicicleta como um dos veículos componentes do trânsito. Usufruindo da cultura e da arte que exala da cidade que apenas quem está a pé ou de bike pode aproveitar, os ciclistas far-se-ão vistos e clamarão por aquilo que deveria ser o mais essencial na convivência entre seres humanos: respeito. Seja divertido, irreverente e divirta-se!
-----------------------------------------------------------------------------------
Por Ricardo Klava
Oi pessoal, estou vendo o grupo crescer a cada dia e o objetivo é unir a galera que gosta de pedalar, pois pedalar em grupo é muito mais legal do que sozinho!!! Se você tiver algum conhecido que gostaria de participar do grupo é só me avisar o e-mail da pessoa que eu incluo ela aqui no nosso grupo PEDALADAS.
Vamos continuar a marcar PEDALADAS juntos, seja pedaladas rápidas na cidade ou aventuras maiores...
Como várias pessoas no grupo estão pedalando a pouco tempo estou colocando em anexo uma matéria que saiu na revista Saúde. Veja o PDF em anexo!
Escrevo aqui também dez motivos para te fazer sair da inércia e ser seduzido pela magrela.:
1. Pedalar emagrece: Obviamente, a perda de calorias está relacionada a uma série de fatores como peso e ritmo de cada um. Mas uma hora de pedalada pode reduzir cerca de 500 calorias. Aliada à reeducação alimentar, pode render bons quilos a menos.2. Tonifica os músculos: Principalmente os da coxa e panturrilha. E as pedaladas ajudam a queimar o excesso de gordura na região dos membros inferiores, deixando os músculos definidos.3. Dá mais fôlego: Quando você se exercita, os músculos necessitam de oxigênio, que é quem transforma a glicose em energia. Para dar conta da demanda, os pulmões se acostumam à sobrecarga, pois precisam trabalhar com mais intensidade.
4. Dá um chega pra lá no estresse: Os exercícios estimulam a produção de endorfina. Ela é um neurotransmissor que dá a sensação de bem-estar. 5. Estimula a memória: Atividades aeróbicas melhoram as habilidades mentais pois oxigenam o cérebro. Mas, para surtir efeito, precisam ser regulares. Se você parar de se exercitar o benefício desaparece.6. Previne doenças: A prática constante de esportes melhora a circulação e dá mais saúde ao coração, ao pulmão e aos outros órgãos. A tecnologia reduziu significativamente o gasto calórico e, cada vez mais, o esforço se limita ao clique em botões. Se você quer saúde, mexa-se. E é aí que a magrela entra!7. Dá um up no saldo bancário: Já pensou na grana de combustível que você pode economizar? Para melhorar, o custo de manutenção de uma bicicleta é relativamente baixo e também não é necessário pagar IPVA, tirar carteira, pagar multas, etc.8. Dribla o trânsito das grandes cidades: Depois da moto, a bicicleta é o meio de transporte mais rápido. Na hora do rush de São Paulo um carro percorre oito quilômetros e uma bike, 15. 9. Deixa você apreciar a cidade: O campo de visão fica mais amplo e você pode perceber o lugar onde mora. Não é difícil fazer paradas para descansar ou se hidratar e aí atentar para o que está à sua volta, conscientizando-se de suas responsabilidades para com aquele ambiente. A vida em cima de uma bicicleta por ser mais "lenta" é bem mais bonita e divertida.
10. Baixo impacto sobre o meio ambiente: Por si só a bicicleta já é mais ecologicamente correta que o carro. Com o peso em média 70 vezes menor que o de um automóvel, a construção de uma bike consome menos metais e borracha. Ao utilizar a bicicleta você deixa de lançar no ar o dióxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa e que vem da queima de combustíveis.
Abração galera, uma ótima semana de PEDALADAS pra todo mundo!!!
--------------------------------------------------------------------------------------
Duas mil pessoas participam de passeio ciclístico em SCEvento foi organizado em homenagem aos 158 anos de Joinville.Foram sorteados brindes e cinco bicicletas para os ciclistas.
Do G1, em São Paulo, com informações do ClicRBS*
Cerca de 2 mil pessoas participaram de um passeio ciclístico, neste domingo (29), em homenagem aos 158 anos de Joinville (SC), celebrados no dia 9 de março. Segundo a organização do evento, Joinville tem uma bicicleta para cada dois habitantes. O passeio é uma forma de chamar a atenção da população para o grande potencial que a cidade tem para combater a emissão de gás carbônico liberado pelos carros na atmosfera. No final do passeio foram sorteados brindes e cinco bicicletas. (Foto: Jessé Giotti/A Notícia/Ag. RBS) (*com informações do A Notícia e do Diário Catarinense)
----------------------------------------------------------------------------------------
Agência Estado
Por Carolina Ruhman
São Paulo - O uso de bicicleta como forma de transporte praticamente dobrou na Região Metropolitana de São Paulo entre 1997 e 2007. Segundo a Pesquisa Origem e Destino, divulgada hoje pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o número de viagens diárias de bicicleta na região saltou de 165 mil para 305 mil no período (crescimento de 84%). No decênio, o número de viagens não motorizadas (bicicleta e a pé) registrou crescimento de 18%. No total, o número de viagens de bicicleta ou a pé correspondem a 34% do total.
Segundo a pesquisa, o principal motivo para viagens a pé é ir à escola ou à faculdade, citado por 57% dos entrevistados, enquanto 26% apontaram o trabalho. Do total, 89% das viagens são realizadas a pé por causa da pequena distância a ser percorrida. Já entre as viagens de bicicleta, o principal motivo é trabalho, citado por 71% dos entrevistados, seguido por educação, com 12%, e lazer, com 4%. Segundo o levantamento, 56% afirmaram que usam bicicleta como meio de transporte por causa das pequenas distâncias a serem percorridas e 22% consideram cara a condução alternativa.
A pesquisa mostrou que as viagens não motorizadas são feitas majoritariamente por crianças e jovens, que vão a escola a pé ou de bicicleta. Após os 18 anos, eles passam a utilizar o transporte público ou a andar de carro. Segundo o levantamento, o principal lugar de guarda das bicicletas é privado, citado por 61% dos entrevistados. Os bicicletários gratuitos correspondem a 15% e os locais públicos, 8%.
A pesquisa Origem e Destino é realizada desde 1967 a cada dez anos. Nesta quinta edição, ela abrangeu os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. As entrevistas para a base de dados começaram em agosto de 2007 e totalizaram 214 dias de trabalho em campo e 30 mil entrevistas.
Fonte: http://www.abril.com.br/noticias/brasil/uso-bicicleta-quase-dobra-grande-sao-paulo-diz-estudo-432637.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário